dezembro 24, 2010

Então é Natal...

Uma das minhas datas comemorativas preferidas do ano. Só perde para o meu aniversário...que é tão maior que não tem comparação...mas enfim, finalmente ele chegou.
Amo esta época porque ela vem colocar o ano que se encerra em perspectiva. Claro, eu sei que este é o propósito do Réveillon, mas em minha opinião como estamos ansiosos pela chegada do novo ano, não fazemos muitas reflexões. A virada é mais em função da promessa do que está por vir e menos do que passou.

Então, no Natal acho que as reflexões são maiores e as lições que extraímos do ano também. Acho que é por isso que as pessoas ficam tão loucas ao redor do dia 25, não porque estão exaustos ou à ponto de explodir, mas porque sabem que nesta época a verdade baterá a sua porta e muitas vezes ninguém está preparado para ouvi-la (e muito menos deixá-la entrar).

Como temos o costume de não comemorar nossas vitórias ou de dar o devido valor as pequenas coisas da vida, tendemos a nos martelar pelas coisas que deixamos escapar, as pendências que ainda estão no ar, os erros...que falha nossa. As coisas não estão como eu gostaria? Porque não mudar?

E para mim, é ai que mora o espírito natalino. Uma sensação que me preenche e me faz ver claramente que tenho tudo que preciso e mais. A possibilidade da mudança e da renovação está presente. Por isso acredito que a noite do Réveillon a coisa é mais festiva...porque já nos aceitamos como somos, já nos perdoamos e estamos renovado para encarar o novo desafio. Estamos leves.

A simplicidade de coisa é o que mais me fascina. Por que complicamos tanto, né?!
Se estamos rodeados de pessoas que amamos e que nos amam, tudo ficará bem. Clichê? Sim...mas é clichê por ser verdade. Não se mede o valor de um amigo que nos levanta na hora em que estamos no chão. Ou que senta ao nosso lado e chora junto. Não se mede o valor as saúde, até percebermos que sem ela perderemos tudo aquilo que valorizamos ao mesmo tempo.

Olhe para sua vida e pense se está dentro do que tinha programado. Se neste ano só foste à festa de final de ano da empresa, é bem provável que estejas abdicando dos momentos íntimos com familiares ou amigos. Se estas evitando teus melhores amigos e está escondido em casa, é provável que estejas tendo dificuldade em admitir algo a si mesmo (algo que eles notariam em dois segundos).

Se não foste avisada daquela festa da galera é provável que não tenhas prestado atenção nos teus arredores. Isto é sempre um perigo...quem muito olha para cima pode não ver o buraco no chão.

Mas, a beleza do Natal está justamente na possibilidade de mudarmos tudo isto...traçar outra rota, seguir por outro caminho. Começar do zero acho difícil e também um desperdício dos nossos aprendizados, nossas experiências tornaram este momento possível. Se apagarmos nosso passado podemos acabar perdendo a única coisa que sem a qual não conseguimos seguir...nossa essência.

“ God grant me the serenity to accept the things I cannot change, courage to change the things I can and wisdom to know the difference”

Um comentário:

  1. Show de bola!!!
    Tomei a liberdade de encaminhar no twitter : )
    Bjos!!

    ResponderExcluir