março 04, 2013

Aquele dia em que nos damos conta, que estamos ficando velhos.


A destreza com eletrônicos é uma marca de quem nasceu nos anos 80. Vimos a internet nascer, os computadores diminuírem, os celulares aparecerem (e diminuírem). Na era do @, já estávamos completamente aclimados com a tecnologia. Do ICQ, ao Messenger ao chat do Facebook.

O mesmo com aparelhos eletrônicos surge o DVD, Blueray, a televisão com USB e HDMI. Do Tijorola, ao iPhone, passando pelo Motorola V3, Samsung Slin e tantos outros. A evolução tecnológica acontece sob nossos olhares curiosos. Cada vez que vem ao mercado uma nova versão, bastava colocarmos a mão nele e sabíamos operá-los como se tivéssemos nascido com o manual de instruções armazenado no cérebro.

Lembro de receber ligações de mamãe, perguntando como mudar a entrada da televisão e ligar o DVD. Passo a passo, guiava-a pelas instruções que já sabia de cor. O mesmo acontecia com programas de computador. “Como faço para animar apresentação no power point?”. Me pegava pensando, como é que pode ela não ter decorado isso ainda? Como sempre está perdida? É tão fácil, praticamente autoexplicativo.

Pois bem. Eis que, 31 anos depois, estou sentada na sala assistindo à TV em companhia de uma amiga nos seus 20 anos. A televisão começou a fazer algo fora de sua rotina, passei a mão no controle e numa tentativa frustrada, vi minha amiga resolver o problema com dois cliques apenas. Ainda fui agraciada com aquele sorriso irônico, que me dizia que ela estava pensando o mesmo que tantas vezes pensei “como pode ela não saber resolver isto?”.

Pronto, foi exatamente no dia 16/02/13, que vi que não estou mais no grupo dos descolados. Agora entendo que, quando nos damos conta, as coisas simplesmente não fazem mais o sentido que faziam antes e não são assim, tão fáceis. A intimidade que tínhamos com os aparelhos não mais nos pertence.

Admito que não gosto muito dessa situação, o que acontecerá agora? Daqui a pouco, vou precisar de ajuda para acertar o relógio do micro-ondas. Af.

5 comentários:

  1. Nossos filhos irão dizer: "Mãe como tu não sabe isso?". Isso não irá demorar muito. Dê um Iphone na mão de um bebê e apenas e não mais que três tentativas o teclado estará desbloqueado. A geração high-tech nos atropelará e seremos a geração que nasceu com isso, mas precisa mesmo é se adaptar em ler um manual.

    ResponderExcluir
  2. Sim amiga, já estou me rendendo aos manuels...

    ResponderExcluir
  3. pois é.... nada como um dia depois do outro rsrsrsrsr

    ResponderExcluir
  4. Pois é Dra. Agora, vamos precisar encontrar alguém outro que esclareça nossas dúvidas!

    ResponderExcluir
  5. Oi Julia

    Há quanto tempo...

    Você deu sorte. Eu já fui o único passageiro em um aviãozinho pequeno, que fazia a rota Los Angeles-Santa Bárbara. Sentei na última fila, no meio, é claro. Quarenta minutos. Eca...

    bjs
    Rafael

    ResponderExcluir