março 20, 2013

Na contramão do Super-Homem


Quem desconhece o medo de voar, provavelmente não entenderá do que estou falando. As mãos suam, coração bate forte, borboletas na barriga. Sensações que seriam lindas, se eu estivesse me apaixonando e não embarcando na ponte aérea.

O nervosismo já começa na sala de embarque. O céu está nublado...ai Deus, será uma subida turbulenta. Todos que estão a minha volta, demonstram uma tranquilidade invejável. Será que sou só eu que fico assim?

O voo é chamado e finjo um desinteresse incrível, entro sempre por último. Minha estratégia é ficar menos tempo possível dentro do avião. Munida de revistas, livros e jogos, entro sempre com o pé direito e fazendo sinal da cruz. Isto sempre causa uma risadinha dos comissários de bordo, que nos recepcionam na porta. Sento.

Agora, o que exatamente significa, quando o comandante diz: “Por favor, precisamos que 07 passageiros, sentados ao fundo da aeronave, mudem seus lugares para os assentos do meio para que possamos nivelar a aeronave”? Oi?? Ela supostamente não deveria fazer isto sozinha? E se um passageiro pesa mais do que o outro, como fica? Alguém está contabilizando quilos?

Não me lembro de ter me pesado antes do embarque. Fiz o check-in pela internet e não tinha opção de marcar quanto eu peso – não que eu fosse compartilhar esta informação sigilosa assim. Genti, eu menti o peso da minha bagagem de mão, e agora?? Será que essa diferença vai fazer o avião cair? Talvez eu devesse colocar minha bagagem lá na frente e sentar no meio.

Uma vez, um amigo piloto me disse que, na escola de aviação eles aprendem que a ação dos fatores externos (que cumulam para uma tragédia aérea), são como os furos de um queijo suíço. “Julia, relaxa! A não ser que todos os furos estejam alinhados, é praticamente impossível algo de ruim acontecer”. Ah que ótimo, não entendo nada de queijos. Mas, se até os planetas se alinham de tempos em tempos, quem me garante que hoje não é o dia em que os furos resolveram entrar em formação?!

2 comentários:

  1. Curiosidade: escrevestes isso depois de aterrissar ou antes do avião subir? Fiquei curioso pelo desfecho dessa história... E espero que seja em terra, rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Ahahah querido! Escrevi antes, durante e complementei depois - já em terra firme! Bjos

    ResponderExcluir