março 26, 2010

Parabéns Porto Alegre

É aniversário de Porto Alegre, 238 anos. E eu, com meus 28 anos...passei quase que todos nesta cidade.

Essa é minha cidade...não fui feita para ela, mas ela foi feita para mim. Ando pelas ruas sem nem saber (na maioria das vezes), o nome...mas conheço-as bem. Acho que isto significa que temos intimidade. Conheço cantinhos especiais e desconheço ainda assim muitos lugares, pois Porto Alegre me ensinou a ter tradição...assim, acabo sempre nos mesmos lugares.

Porto Alegre
Forno Alegre
Happy Harbor
POA

Aqui nasci, no Hospital Moinhos de Vento, palco também do nascimento de muitos amigos...
No Menino Deus desci do berço sozinha pela primeira vez...para alegria dos meus pais...e engatinhei para liberdade.
Na zona Sul dei meus primeiros passos em um macacão amarelo com pezinho e uma flor vermelha na cabeça...
Certamente antes disso, caí pela primeira vez também. E em Porto Alegre, me levantei pela primeira vez.

Já rodei no colégio em Porto Alegre e já, em muitas ocasiões, passei por média.
Me formei no colégio em POA.
Passei no vestibular...e me formei na faculdade!
Consegui meu primeiro emprego em Porto Alegre.

Já briguei com a cidade e fui embora furiosa. Só para voltar depois de alguns meses e encontrá-la da forma como a deixei. Independentemente da fase da minha vida, ela sempre esteve aqui...e no final de cada dia, ao andar pela cidade, ela vai me lembrando dos momentos que passei.

Chorei e sorri inúmeras vezes por aqui...já andei pelas ruas de carrinho, a pé, de bicicleta, de patins, de ônibus, de carro, de táxi...hoje até corro pelas ruas de Porto Alegre.

Cozinho no calor do nosso verão e congelo nos ventos do nosso inverno. Vejo as flores nascerem, secarem, caírem. Sempre com as mesma serenidade...já vi até as árvores enlouquecerem por esta cidade e florirem fora de estação.

Defendo o Parcão quando dizem que é uma praça...o Guaíba quando dizem que é lago...

São 210 anos vividos antes de mim e certamente serão muitos depois...mas eu vivo aqui e nos últimos 28 anos escrevi minha história em Porto Alegre. Terra de gaúcho, cidade provinciana. De Gambrinus no sábado e Barranco no domingo. Lugar de amigos, peripécias, causos. Terra de Gre-nal. Porto Alegre faz parte de mim. É meu porto seguro. Palco da minha vida. Feliz Aniversário amiga querida!
Fonte: http://www.zerohora.com/ - 26/03/2010

Um comentário:

  1. Guria... que bela homenagem você faz a cidade, sou neta de gaúcho, homem forte , de caráter , me orgulho , sua forma de ser, sua cor morena, seus cabelos brancos e lindos, homem de pouca fala, mas firme e sincero, vc me fez lembrar meu avô Gastão Coelho, onde aproveito e faço aqui a minha homenagem.
    Obrigada por me fazer lembrar a minha história...
    beijos

    ResponderExcluir