junho 23, 2012

Humanidade 2012


Eu demorei para visitar a mostra Humanidade no Forte de Copacabana durante a Rio + 20. Francamente, não teria ido se não fosse por motivos profissionais. Trabalhando no setor de eventos, necessariamente é preciso visitar outros acontecimentos para conhecer coisas novas e gerar novas idéias. O que eu jamais imaginei foi que, sairia de la com outra visão do mundo, da beleza e do ser humano.

Humanidade 2012 é uma estrutura bruta, construída no Forte, habitada por uma quantidade de informação realmente incrível. Nota-se em cada detalhe do evento que tudo foi pensado e faz sentido. É possível ver a relação de convivência entre as estruturas metálicas, o feio as plantas e delicadas flores que guiam o caminho do visitante na exposição. As diversas salas suspensas, trazem consigo mensagens que podem nos fazer pensar durante horas. Com fitas iguais às do Senhor do Bom Fim, mas com o nome das mais diversas cidades do mundo, forma-se um mapa do Brasil. Mostrando que, nós brasileiros nascemos das mais variadas origens.

O pendulo encontra seu centro no Espaço da Humanidade
O mais incrível definitivamente foi a Sala da Humanidade. Revestida por 70 mil bonecos, que representam cada 100 mil habitantes, a população na Terra. A sala abriga além de 10 mil títulos, o pendulo que representando a humanidade, fica descentralizado sobre uma mesa redonda no centro da sala. Ao inicio da cerimonia do pendulo, somos convidados pela voz de Maria Bethania a nos unirmos e juntos mostrarmos que é preciso ter colaboração para se ter sustentabilidade. Pelo esforço em conjunto o pendulo encontra o centro da mesa, a música se intensifica, as luzes se acendem e quase 50 pássaros brancos - feitos de acrilico, sobrevoam a sala tirando o fôlego de quem está assistindo. 

A sensação da visita é indiscritivel, a harmonia entre o bruto e o delicado, a pobreza e a riqueza, o preto e o branco, é feita com tamanho cuidado que saimos de lá acreditando que realmente há esperança para nossa raça. São tantas as mensagens que se tira de uma visita destas, que certamente passarei meses tentando assimilar. O sentimento é avassalador, em diversos momentos me emocionei a ponto de ficar com lagrimas nos olhos. Sem nem perceber que a emoção era tanta, me deixei ser transportada para o mundo da fantasia, da felicidade plena. Pensar que, seres humanos construiram e pensaram neste espaço, mostra que existem no mundo pessoas que querem mesmo é ser feliz. Independente de tudo, elas seguem seu caminho e proporcionam a outros experiencias incriveis, ao custo de seu suor.

É uma pena que o mundo inteiro não tenha passado por ali, uma verdadeira lastima. Todos os registros feitos da exposição, sejam textos ou fotos, não fazem jus ao que experenciei. Mesmo nas palavras do melhor escritor ou atraves das lentes do maior fotografo, o sentimento não pode ser traduzido. Acredito que isto seja mesmo o objetivo, a felicidade por exemplo não se explica, não é perfeita e definitivamente não está presente o tempo todo. Mas, é aquela fé ou aquele sentimento dentro de cada um, que nos diz que tudo vai ficar bem. O Humanidade 2012 me deixou a mesma sensação - mesmo que não possa explicar o que vi, brilha em mim pela primeira vez o sentimento de que vamos ficar bem. O mundo vai encontrar seu caminho de volta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário