junho 30, 2012

Um amor para vida toda


"É tão absurdo dizer que um homem não pode amar a mesma mulher toda a vida, quanto dizer que um violinista precisa de diversos violinos para tocar a mesma música."
Balzac

Certo, entendido. Mas, para desenvolver-se no âmbito da musica e descobrir do que seu violino é capaz, ele precisará tocar outras musicas. É muito difícil achar que, ele chegará a excelência tocando sempre a mesma melodia. Se a intenção dele é um repertorio curto, com variações do mesmo tema, pode até ser que a estratégia funcione. Agora, convenhamos, a mesmice cansa – e raramente satisfaz.

Quem conhece mulher tem uma única certeza, ela não é sempre a mesma mulher. São tantas as fases das nossas vidas, que é difícil elenca-las ou dizer precisamente quando elas acontecem. Arriscaria dizer que são praticamente diárias. Levanta a mão aquela mulher que segue achando que o Rafael do Polegar é o homem mais bonito do universo. Ou que, um batom vermelho nunca vai combinar com seu tom de pele.

A mulher deixa de ser filha, para tornar-se esposa. Deixa de ser esposa, para tornar-se mãe – claro, não necessariamente nesta ordem, mas a mudança é inevitável. Se ela não mudar e aprender novas musicas, dificilmente conseguirá lidar com as diferentes partituras da vida. Um dia, estamos felizes porque o ar existe, noutro estamos sufocadas porque ele está pesado. Se um homem só souber tocar uma música, não saberá lidar com o novo tom. E vai dançar.

A nossa amplitude é tanta e tão inexplorada que, por raras vezes, nós nos entendemos. Ele pode amar uma mulher a vida toda, mas ela jamais será a mesma. O seu amor, provavelmente será a maior razão da sua transformação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário